-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 313 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: AutoDesk, CIN, CLIMAR, Efapel, Microsoft, PADIMAT
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no último piso de um edifício nas imediações da Rua das Janelas Verdes, o desafio era tirar o melhor partido possível de um pequeno sótão de forma a aumentar a área habitável da casa. Transformar o apartamento num duplex perfeitamente funcional. A intervenção consistiu em elevar discretamente a água Sul do telhado de forma a criar pé direito para albergar o programa pretendido: dois quartos, uma instalação sanitária, circulação e arrumos, aumentando assim a casa de T1 para T3.
A tardoz recuou-se o plano da fachada, criando-se um terraço com vista sobre o rio Tejo e beneficiando de imensa luz natural. Sendo o último piso aproveitou-se para criar um jogo de luzes através da colocação de lanternins criteriosamente colocados e assim introduzir luz natural em espaços interiores, criando inesperados contrastes de claro-escuro, luz e sombra. A casa de banho foi revestida a pedra lioz no pavimento e no duche. As escadas de acesso ao sótão e o pavimento do sótão foram revestidos a madeira.
Já nos quartos foram criados roupeiros lacados a branco, sendo que no quarto principal os armários circundam mesmo a cama, de forma a aproveitar o máximo de espaço. Em todas as prateleiras foram criadas linhas de luz, promovendo a iluminação artificial indirecta.